Publicado por: fatecti | novembro 12, 2008

Parceria Alunos do curso de Informática – FATEC e Escola EBOLI

Recentemente nós da Escola Estadual Prof. Jose Pereira Éboli, recebemos a visita dos alunos da FATEC, curso de Informática. Na oportunidade, conversamos sobre diversos assuntos entre os quais, a possibilidade de estabelecer uma parceria entre as instituições no sentido de uma troca de conhecimentos. Atitudes assim vem de encontro com aquilo que se espera de uma faculdade. Acabou-se o tempo do obscurantismo nas academias. Hoje em dia, a faculdade que não estabelecer parcerias com a comunidade está com os seus dias contados, é a lei do capitalismo selvagem que não exclui nem os blindados “doutores”.

Falando especificamente da parceria entre FATEC (Alunos do Curso de Informática) E Eboli, é notável o crescente número de projetos de extensão universitária envolvendo a parceria Universidade-Escola Pública. Entretanto, para que este tipo de trabalho alcance os resultados desejados, é de fundamental importância à Integração efetiva entre os envolvidos no projeto: alunos e professores, tanto da Universidade quanto da Escola Pública. Porém, muitos desses projetos não trabalham de forma totalmente coletiva (coordenação da escola – professor – Universidade), sendo geralmente apenas uma fonte de pesquisa para a Universidade. A atuação dessas parcerias ocorre por um curto período não promovendo incentivos para a continuidade das atividades após o encerramento da participação da Universidade. Baseado no descrito acima, o trabalho apresentado pelos alunos do curso de Informática da FATEC destaca-se pela intensa parceria entre a Faculdade e a Escola.

E nesta parceria uma coisa merece ser destacada; a vontade e o interesse demonstrado pelos alunos. Jovens que poderiam estar dedicando seu precioso tempo a baladas ou coisas do gênero, resolveram inovar; ajudar o próximo, trabalhar para alunos que perderam a esperança, alguns envolvidos com o mundo das drogas, outras grávidas na adolescência, enfim, a realidade nua e crua de quem estuda em escola pública. Nós, da Escola Estadual Jose Pereira EBOLI, vizinhos fisicamente que somos da FATEC e tão distantes filosoficamente, agradecemos, sobremaneira, essa atitude digna de ser copiada.

Alacir Arruda é Doutor em Sociologia Política
Currículo CNPq – Lattes


Respostas

  1. Quero agradecer imensamente as palavras do Dr. Alacir, que peço licença para chamar de professor, como educador que é. Nosso objetivo com o projeto é exatamente este, fazer com que pessoas que já perderam a esperança descubram, através de um novo mundo de conhecimento, que podem, eles mesmos, redesenharem seu presente. Porque o futuro, é conseqüência do que fazemos HOJE.

    Como bem disse o Prof Alacir, nada disto tem valor se professores e alunos não permitirem que estes projetos deixem de fazer parte exclusivamente do mundo platônico das idéias, restritos aos muros da universidade. O valor das idéias aqui expostas está justamente em sua viabilidade prática, elas existem para serem executadas e principalmente, multiplicadas e aprimoradas livremente. Se isto não ocorrer, todo o trabalho foi realizado absolutamente em vão.

    Façamos a diferença então, todos nós.
    HOJE!


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